Compartilhe:



13º do BPC e Bolsa Família: Dobradinha de Randolfe e Camilo garantiu vitória aos mais pobres

Por Heverson Castro

A dobradinha dos dois parlamentares do Amapá, Randolfe Rodrigues (Rede) e Camilo Capiberibe (PSB), rendeu bons frutos hoje na Comissão Mista que trata da instituição do 13° salário para os beneficiários do BPC e do Bolsa Família.

A atuação de Camilo e Randolfe, após dias de boicote da base do governo, impôs uma derrota ao Planalto que trabalhava para que a proposta de Randolfe e Camilo não virasse uma lei permanente com direitos sociais aos mais pobres do Brasil.

Bolsonaro queria pela MP, que o 13º fosse instituído apenas para o ano de 2019, quando a MP já vigorava. Mas pela proposta do relatório de Randolfe aprovado na Comissão, o benefício do 13º salário do BPC e Bolsa Família passam a vigorar como lei, restando agora sua aprovação no plenário da Câmara e do Senado. 

Camilo Capiberibe que é o presidente da Comissão e Randolfe Rodrigues, que é o relator da matéria trabalharam juntos na articulação política que possibilitou a aprovação, derrotando a base de Bolsonaro pelo cansaço, após seguidas obstruções por conta orientação da equipe econômica de Paulo Guedes de não criar mais gastos ou investimentos nas áreas sociais.

Vale ressaltar que o governo Bolsonaro tentou diminuir o valor do BPC na proposta da Reforma da Previdência, que só não passou por conta da resistência da oposição e da gritaria da população. A proposta foi enterrada na tramitação.

Há quem diga nos bastidores de Brasília que os dois parlamentares amapaenses, que são combativos e atuantes na defesa dos direitos sociais e contra os ataques do governo com suas políticas econômicas de cunho neoliberal, continuarão na luta para conseguir a aprovação do projeto em plenário na Câmara e no Senado.

Também ficou provado que quando Randolfe e Camilo trabalho juntos, a classe trabalhadora e o povo do Amapá e do Brasil sai ganhando. Uma unidade que deveria ser estendida em outras áreas da política amapaense.




Deixe seu Comentário

Featured Posts