Compartilhe:



Ponte Binacional: Brasil tem avanço na relação com a França

Nesta sexta-feita (30), a ponte Binacional, que liga Oiapoque a Guiana Francesa, terá sua primeira operação com o chamado ATA Carnê, uma espécie de passaporte de mercadoria, um mecanismo de admissão temporária de bens, e sem tarifa aduaneira. O avanço é um dos resultados da luta do senador Randolfe Rodrigues (Rede) após a instalação do Consulado Francês no Amapá.

O território francês receberá por dois meses um caminhão escola do Senai com máquinas para um curso de padaria em instituição local. De acordo com a Agência CNI, a cooperação entre SENAI-AP e as instituições francesas é o início de uma parceria estratégica, inclusive para o governo brasileiro. Nos primeiros 3 meses de funcionamento foram 57 operações de exportação do Brasil para a Guiana Francesa e uma importação da Guiana para o Brasil. 

Houve também um crescimento no turismo. Desde o dia 1º de agosto, a ponte passou a funcionar das 8h às 18h, diariamente, e o fluxo de veículos franceses subiu de 60 para 150.

"Quem foi ao Oiapoque sabe o quanto é fundamental a boa relação com os franceses, a abertura de mercado, a possibilidade de turismo e novos negócios", disse o senador.

Não atoa, Randolfe acompanha o andamento das relações na ponte desde 2011, tendo realizado audiências públicas, visitas a ponte, reuniões em ministério e a garantia do Consulado Francês no Amapá, o que deve facilitar a retirada do visto, bem como redução em taxas importantes para o funcionamento mais igualitário da ponte.




Deixe seu Comentário