Compartilhe:



Professor Zé Roberto volta a disputar uma vaga na Câmara de Santana

Nascido em Igarapé-Miri no Pará no ano de 1974, mudou-se para Santana em 1984, onde se enraizou e trilhou sua trajetória Acadêmica, Profissional e Política.

Por Heverson Castro

Em 2016, professor Zé Roberto optou por não disputar a reeleição de vereador para se dedicar ao filho Antony Pantoja, que foi diagnosticado com autismo, mesmo sabendo que teria uma reeleição considerada quase garantida, diante do bom trabalho como um dos melhores vereadores que passou pela Câmara Municipal de Santana.

O professor José Roberto Afonso Pantoja, uma das cabeças pensantes da política santanense, intelectual, professor de Filosofia e militante da academia, deve voltar ao cenário político de Santana, após 4 anos afastado da disputa eleitoral. Zé Roberto como é conhecido no meio político, se elegeu vereador por Santana a primeira vez em 2008 e se reelegeu em 2012, quando se tornou o vereador mais votado da história do município com 1983 votos, o que correspondeu a 3,66% dos votos válidos. 

Zé Roberto durante os últimos quatro anos, optou em voltar a estudar, continuando sua trajetória acadêmica, o que lhe garantiu mais preparo intelectual, sendo considerado um dos melhores quadros políticos de Santana. Fez mestreado em Educação e tirou a carteira da OAB, após concluir o curso de Direito, passando também a advogar.

Trajetória Acadêmica
 
Possui Graduação em Pedagogia, Direito e Filosofia; Tem Especialização em Filosofia e Ensino da Filosofia e também em Direito Penal e Criminologia. Em 2019 concluiu o Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amapá.
 
Trajetória Profissional
 
Concursado pelo Estado do Amapá como Professor desde 1996; Concursado pelo Município de Santana como Pedagogo desde 2002; Trabalhou como Professor de Filosofia, Psicologia e Sociologia na Rede Estadual de Educação do Amapá e como Pedagogo na Rede Municipal de Ensino de Santana; foi Monitor de “Telecurso 2000” na Escola Fundação Bradesco; foi Professor de Filosofia na Faculdade ESTEFIB-STN; Professor de Antropologia e Filosofia da Educação na Faculdade IESAP; e Professor de História da Educação na Universidade Federal do Amapá. Atua também como Advogado.
 
Trajetória Política
 
Candidato a vereador pela primeira vez em 2004, quando recebeu uma expressiva votação de 657 votos, ficando como primeiro suplente.

No mesmo ano, como a eleição para Prefeito de Antônio Nogueira, foi convidado para o Cargo de Secretário Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca; No mesmo mandato, deixou a já referida Secretaria para assumir a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, onde permaneceu até o pleito Eleitoral de 2008, quando foi novamente Candidato a Vereador. Desta vez, foi eleito com 1.700 votos, o segundo mais votado naquela eleição.

Em 2011, licenciou-se do mandato de Vereador para assumir a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural – SDR, onde permaneceu até a eleição de 2012, quando se desincompatibilizou para disputar a reeleição para Vereador. Reeleito como o Vereador mais votado da História de Santana, obteve 1.983 votos.

Em 2014, vivenciou a experiência de ser candidato a Deputado Estadual, obtendo a votação de 2.493 votos. Permaneceu Vereador até 2016, quando em agosto, com o afastamento do saudoso Vereador, Doutor Fábio, assumiu a Presidência da Câmara até 31 de dezembro de 2016.

Mesmo sendo 2016 um ano de eleição, optou por não disputar, era preciso dá uma parada e reorganizar a vida. Mas agora, quatro anos depois, se reapresenta para o cenário eleitoral como Pré-candidato a Vereador, convicto que ainda tem muito a contribuir com a Política de Santana e com ações que possam verdadeiramente melhorar a vida das pessoas.




Deixe seu Comentário







Featured Posts