Compartilhe:



Deputado Camilo pede relatório do ONS para ações legislativas contra novos apagões

Brasília, 25/11/2020 – O deputado federal Camilo Capiberibe (PSB/AP) solicitou ao Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Carlos Ciocchi, que lhe seja fornecido o relatório elaborado pelo órgão sobre o apagão que assolou o Amapá por 21 dias, 4 dos quais sem nenhum fornecimento de energia, a partir de 3 de novembro. O amapaense quer registrar o relatório na Câmara dos Deputados, além de, com base nele, propor medidas legislativas que visem coibir ocorrências tão negativas no futuro.

Já no dia 04 de novembro, ao mesmo tempo que pediu providências urgentes ao Governo do Estado e ao Governo Federal para restabelecer a energia no Amapá, o deputado Camilo pediu investigações ao Ministério Público Federal e ao Tribunal de Contas da União. Logo depois, pediu providências legais ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal para que a população seja ressarcida pelos prejuízos morais e materiais.

Relatório – Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico, o apagão foi resultado de uma sequência de falhas. O jornal O Valor Econômico e o Jornal Nacional publicaram pontos do relatório do ONS, revelando que, logo após o primeiro apagão, no dia 3 de novembro, o Operador Nacional do Sistema não conseguiu contato com a equipe de plantão da Companhia de Eletricidade do Amapá e que o evento foi resultado de contingência múltipla, ou seja, várias falhas em todo o sistema: só dois dos três transformadores da subestação Macapá estavam funcionando, um deles estava em parado desde dezembro de 2019; chovia forte; houve um curto-circuito no primeiro transformador, explosão e incêndio; o desligamento desse transformador, causou sobrecarga no outro e o  desligamento em sequência das unidades geradoras da Usina Hidrelétrica de Coaracy Nunes, causando o colapso total das cargas do sistema Amapá. Outros órgãos do setor de energia, governo federal e empresas vão incluir suas considerações no relatório, antes que seja entregue à ANEEL. O resultado das investigações deve estar pronto em 9 de dezembro, segundo afirmou o Ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque.

Sizan Luis Esberci

Com informações do Jornal Nacional




Deixe seu Comentário







Featured Posts