Compartilhe:



Macron concede a Randolfe a comenda Légion d’honneur, mais alta distinção da França

O senador Randolfe Rodrigues (REDE) recebeu a confirmação, nesta terça-feira (20), que será condecorado pelo presidente da França, Emannuel Macron, com a comenda Légion d’honneur, a mais alta distinção da França e uma das condecorações mais famosas do mundo​.

Em documento enviado ao parlamentar do Amapá, o governo francês afirma que a condecoração é um reconhecimento pela atuação do parlamentar no enfrentamento à Covid-19 no Brasil e por sua “defesa fervorosa” do meio ambiente e do Acordo de Paris, “como ilustra seu forte comprometimento com a luta pela preservação das reservas na Amazônia”.

O senador tucuju é o único brasileiro e o único político que será agraciado neste ano com a comenda.

“A comenda não pertence a mim, mas sim às milhares de famílias brasileiras que tiveram um amor retirado de suas vidas pela pandemia da Covid-19”, afirmou o senador. 

Randolfe recebeu carta, assinada por Gilles Pecassou, encarregado de Negócios da Embaixada da França no Brasil, informando a notícia. 

“Quero lher apresentar as minhas mais sinceras felicitações por esse título honorífico, que constitui um reconhecimento de seu profundo empenho em prol da cooperação transfronteiriça e, mais particularmente, de sua incansável dedicação ao desenvolvimento das regiões limítrofes do Amapá e da Guiana Francesa”, diz o texto.

Légion d’honneur
A comenda foi instituída por Napoleão Bonaparte em 1802 e representa a ordem máxima do país. Poucos estrangeiros já a receberam.

Dentre os brasileiros que a receberam, desde 1804, estão D.Pedro II, Marquês de Sapucaí, Visconde do Rio Branco, e os presidentes  Epitácio Pessoa, Juscelino Kubitschek, Gaspar Dutra e Fernando Henrique Cardoso.




Deixe seu Comentário







Featured Posts