Nas eleições de 2012, o vereador Zé Roberto obteve a marca de 1.983 votos, o que lhe rendeu o título de vereador mais votado da história política de Santana. Doze anos se passaram e o que chegou mais próximo desse número foi Josivaldo – Rato, que na última eleição recebeu 1.914.
Uma década depois, Zé Roberto continua com o título de campeão de votos e dono do recorde da disputa para a eleição proporcional de vereador na cidade, considerada uma das mais difíceis, já que a eleição para a Câmara Municipal é acirrada com muitos candidatos numa cidade pequena e cada vez mais com o poder político e econômico pesando.
Mas o que se deve essa expressão de votos? O próprio pré-candidato a prefeitura de Santana explica.
“Zé Roberto é de projetos, Zé Roberto é de alianças, Zé Roberto é de parceria, Zé Roberto é de buscar apoio”, afirmou. “Então, naquela eleição tinha um contexto de enfrentamento, igual ao que estamos vivendo agora. Mas, na verdade pouco importa a votação individual, o que importa é a construção coletiva que pode ser feita e o projeto que essa candidatura está representando”.
Zé Roberto é um político experiente, com mais de 20 anos de vida pública. Já foi vereador por três mandatos e foi secretário de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR). É considerado um político de diálogo e que busca construir consensos.
Hoje, Zé Roberto enfrenta um novo desafio. É pré-candidato à prefeitura de Santana e diz que está disposto a enfrentar a máquina da atual gestão, bem como o governo do Amapá, que deve apoiar o atual prefeito Bala Rocha.
“Vamos construir uma aliança forte e apresentar um projeto que conquiste a confiança do eleitorado de Santana”, afirmou.