Desgastado politicamente com aliados do GEA após o resultado da eleição, quando usou toda a sua influência e poder para eleger sua esposa, Ithiara Madureira para a Câmara de Santana, Richard Madureira foi exonerado da Chefia de Gabinete do governador Clécio Luís.
Da Editoria de Política
O administrador e ex-vereador de Santana, Richard Madureira, não conseguiu se segurar no cargo de Chefe do Gabinete Civil do Governo do Amapá, após inúmeras pressões de aliados politicos, lideranças de Santana, que foram atropeladas durante o período eleitoral e que ameaçam iniciar um movimento de debandada para o adversário Antônio Furlan, que pode disputar o Governo em 2026.
Segundo fontes, a decisão busca contornar uma possível crise entre aliados, inclusive dentro do Palácio do Setentrião, o governador Clécio Luís decidiu exonerar seu parceiro no cargo e entregou sua cabeça para aliados, buscando mehorar a relação palaciana e a imagem do GEA na opinião pública.
Clécio teria cedido às pressões de aliados políticos santanenses, que ficaram indignados com a forma agressiva que Richar Madureira conduziu politicamente o pleito eleitoral em Santana. As reclamações de pressões políticas em cargos comissionados, contratos administrativos e terceirizados de empresas do GEA, cobrando apoio à Ithiara Madureira criou um enorme desgaste para Clécio no 2° maior colégio eleitoral.
Vários ex-candidatos em nominatas de vereadores e candidatos que se elegeram teriam pedido a cabeça de Richard Madureira ao governador, já que suas bases teriam sido assediadas politicamente para apoiarem a esposa do então Chefe de Gabinete do GEA durante o período eleitoral.
Os ex-candidatos derrotados também fizeram coro as reclamações que chegaram ao ouvido do governador, que denunciaram a falta de trato político e desrespeito aos interesses de aliados.
Para o lugar de Richard Madureira, o governador nomeou Lucas Abrahão, que possui uma relação política mais próxima com o senador Randolfe Rodrigues. Alguns acreditam que a proximidade com Randolfe, ajudou na guinada interna no GEA, já que Clécio também tenta agradar o Lider do Governo Lula no Congresso para tentar ganhar mais força política em Brasília.
Lucas Abrahão é filiado a Rede Sustentabilidade e pupilo do senador Randolfe Rodrigues
Briga interna no staff do GEA para 2026 e pretensões para a PMS em 2028 ajudaram na queda de Madureira
Até mesmo o prefeito Bala Rocha teria reclamado da ambição política do Chefe de Gabinete de Clécio, durante as eleições. Madureira teria atropelado vários grupos pequenos e candidatos com menor poder aquisitivo com o objetivo de tentar fazer Ithiara Madureira a vereadora a mais votada das eleições em Santana, o que não aconteceu porque Socorro Nogueira (PT), desabancou a candidatura palaciana que tinha total apoio do Setentrião.
O estrago foi feito e agora Clécio Luís, entrega a cabeça de seu fiel escudeiro para apaziguar o clima tenso e apagar o incêndio no pós-eleição.
O objetivo de Richard Madureira era mostrar força e poder dentro do Governo e nas urnas para trabalhar o nome da esposa, agora vereadora como potencial candidata ao cargo de prefeita na sucessão de Bala Rocha em 2028.
Richard Madureira também deverá disputar uma vaga de deputado federal em 2026 e com o tamanho que tinha até então, poderia engolir e atrapalhar outros secretários do GEA, que possuem pretensões de disputar uma vaga na Câmara Federal.
A briga de foice com Djalma do Espírito Santo e Lucas Abraão dentro do grupo que órbita próximo do governador no Palácio, teria sido perdida por enquanto.
Lucas Abraão que é próximo de Randolfe, agora substitui Richard Madureira e teria contado com o aval de Djalma, que também possui pretensões políticas no futuro.
Clécio também criou problemas com deputados aliados da sua base na Assembleia Legislativa e tenta contornar a crise, exonerando Richard antes mesmo do esperado, já que era dada como certa uma reforma no secretariado, a partir de janeiro de 2025.
O governador antecipou a exoneração, após inúmeras reclamações de que Richard Madureira estaria brindando demais o governador entre aliados e os eventos de fim de ano, seriam conduzidos por ele, o que geraria mais desgaste por holofotes dentro do GEA.