Cidadania

Governo reforça cidadania com emissão de documentos para famílias de pacientes internados nos hospitais públicos

Governo reforça cidadania com emissão de documentos para famílias de pacientes internados nos hospitais públicos Cras eget sem nec dui volutpat ultrices.

Ação conta com o apoio da Polícia Científica e atendeu acompanhantes de pacientes internados no Hospital da Criança e do Adolescente, em Macapá.

O serviço social dos hospitais da rede pública estadual vem identificando um problema comum, que é a falta de documentação dos pacientes ou dos responsáveis. Para ajudar as famílias, o Hospital da Criança e do Adolescente (HCA) promoveu uma ação para emissão de carteira de identidade dentro da própria unidade de saúde.

A iniciativa, que contou com o apoio da Polícia Científica do Amapá, ocorreu na quinta-feira, 27, e foi voltada aos acompanhantes de pacientes da unidade de longa permanência do HCA, que são aquelas crianças que ficam meses e até anos internadas. A dedicação exclusiva ao cuidado dos filhos, impede muitas vezes que os pais busquem o órgão responsável para solicitar o documento. 

Rodrigo Viegas, assistente social do HCA

Rodrigo Viegas, assistente social do HCA

Foto: Divulgação/HCA

"Muitos processos dentro do hospital necessitam da documentação dos responsáveis pelos pacientes, e detectamos que algumas não tinham ou estavam fora da validade. Com essa preocupação, acionamos a Polícia Científica e logo fomos atendidos, eles trouxeram o serviço para nosso hospital e ajudou muito as famílias", explicou Rodrigo Viegas, assistente social do HCA.

Dinaelza Lopes está com a filha internada e não conseguia tempo para atualizar os documentos, assim que o serviço social detectou a necessidade, ela iniciou o processo de emissão da carteira de identidade por um sistema digitalizado que a Polícia Científica oferece.

“Com a minha filha internada eu não consegui tempo para ir atualizar minha identidade, mas aqui já fiz tudo que precisava. Agora é só esperar a nova carteira de identidade chegar, enquanto a minha filha recupera a saúde", declarou Dinaelza.

Dinaelza Lopes está com a filha internada e não conseguia tempo para atualizar os documentos

Dinaelza Lopes está com a filha internada e não conseguia tempo para atualizar os documentos

Foto: Divulgação/HCA

A Polícia Científica do Amapá utiliza equipamentos modernos e portáteis, que digitalizam as impressões digitais e a assinatura, tornando o processo de emissão do documento de identidade prático e rápido.

Marcos Ferreira, diretor da Polícia Científica do Amapá

Marcos Ferreira, diretor da Polícia Científica do Amapá

Foto: Divulgação/HCA

“A Polícia Científica já faz esse trabalho em hospitais e pessoas acamadas nas residências e essa parceria com o HCA é muito importante, principalmente agora que o processo é mais prático. Antes tínhamos que sujar o dedo, tirar uma foto, eram vários malotes de identidades e agora tudo é digitalizado, da coleta biométrica até o registro ser oficializado no sistema nacional e depois chegar para a pessoa", explicou o diretor-presidente da Polícia Científica, Marcos Ferreira.

Unidade Estadual de Internação

iniciativa também passou pela Unidade Estadual de Internação (UEI), administrada pela Fundação de Saúde Amapaense. A instituição identifica pacientes sem documentação e encaminha os dados necessários para emissão da identidade. Após análise, a equipe da Polícia Científica vai até o hospital coletar digitais e validar as informações. 

Caso o documento seja emitido durante a internação, ele é entregue ao paciente ainda no hospital. Se não estiver pronto até a alta, o familiar responsável recebe orientações para retirá-lo na sede da Polícia Científica.

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