Sal no Menescal

Staff de Furlan defende saída de Juarez da Comunicação da PMM, após prefeito derreter em pesquisas e perder para Clécio em engajamento nas redes

Staff de Furlan defende saída de Juarez da Comunicação da PMM, após prefeito derreter em pesquisas e perder para Clécio em engajamento nas redes Cras eget sem nec dui volutpat ultrices.

Após uma drástica queda no engajamento do prefeito Dr. Furlan (MDB) nas redes sociais e dados recentes de uma pesquisa de consumo interno que foi realizada nos últimos dias por aliados, o staff de Furlan, não tem dúvidas de que o responsável pelo sangramento e derretimento do político nas redes sociais e na opinião pública é o secretário Juarez Menescal. 

O secretário de Comunicação da PMM estaria enfrentando problemas sérios de relacionamento interno, inclusive com a maioria dos secretários da Prefeitura de Macapá. Menescal foi alvo de bombardeio na imprensa logo nos primeiros meses da gestão em 2025, mas Furlan segurou por ego e vaidade, pois não queria demitir um secretário logo nos primeiros meses do seu 2º mandato, o que demonstraria fraqueza.

Reunião de cúpula

Na semana passada, Furlan teria organizado uma reunião de emergência com o seu Conselho Político (Staff) e secretários mais próximos para uma avaliação rápida sobre problemas em sua gestão, principalmente após a divulgação de que o prefeito estaria perdendo terreno para Clécio e caindo no engajmento nas redes sociais. A reunião fechada teria contado com duas cabeças que são importantes no tabuleiro político da Prefeitura: Neto Furlan e Mário Neto.

Juarez foi chamado rapidamente apenas para explicar a queda do prefeito nas redes sociais e o crescimento do governador Clécio Luís, que acabou superando Furlan em engajamento, principalmente no instagram. Durante a reunião, foi praticamete unânime que um dos responsáveis pelo desgaste do prefeito é a péssima condução e falta de trato político de Menescal com aliados, imprensa e até mesmo seus colegas de 1° escalão.

Um dos que teria hesitado em pedir a cabeça de Menescal foi o vice-prefeito Mario Neto. O mesmo caminho da discussão política teria apontado o irmão de Furlan, o todo poderoso secretário de Governo, José Neto Furlan. Outro que teria apoiado a saída de Menescal, teria sido Ivo Melo, Chefe de Gabinete. O trio forma o supersecretariado de Furlan e sãos os homens de confiança do prefeito.

Mas há quem avalie que não será tão fácil se livrar de um fardo pesado. Essa avaliação é feita por Neto Furlan e Mário Neto, já que o titular da pasta da Comunicação, sabe muitas coisas do prefeito e pode cair atirando ou explodindo o governo municipal. Menescal seria uma espécie de homem bomba da Prefeitura, pois sabe como ninguém diversos segredos de Furlan, que teme problemas por ter rabo de palha. A saída de Menescal é algo que estaria sendo construído consensualmente e o prefeito teria que garantir algo sólido para ele em outro lugar.

Menescal compromete projeto maior de 2026, avalia staff

O staff do prefeito, teria deixado claro que se Menescal não cair, Furlan vai continuar caindo na opinião pública e nas redes sociais, desgastando a sua gestão e criando problemas políticos para um projeto  futuro de enfrentar Clécio nas urnas, que vem crescendo e recuperando popularidade nos últimos dois meses.

"A queda nas redes para o Clécio é um sintoma de que estamos errando na estratégia. Isso já começou a refletir nas pesquisas de consumo, onde Furlan teve uma pequena queda e o Clécio passou a crescer mais rápido do que esperávamos," confidenciou uma fonte do Palácio Laurindo Banha.

O interlocutor admite que Furlan enfrentará dificuldades financeiras e pode piorar a sua avaliação, já que Clécio tem muito o que entregar até dezembro e fica no cargo, enquanto Furlan tem se licenciar em abril de 2026.

"Se o Clécio continuar crescendo, logo ele encosta e não será nada fácil disputar com Governo fortalecido e o Furlan caindo", finalizou.

O grande problema é achar alguem para substituir Juarez Menescal e recuperar o terreno que foi perdido nos últimos meses na imprensa e na internet para Clécio. Mesmo se for afastado, Menescal continuará tendo influência junto ao prefeito e a gestão e como em outros tempos, possivelmente boicotaria o gestor da Secom Municipal, já que os ex-secretários foram alvos da sua saga e ambição pelo poder.

O que achou desta notícia?