Comprometido com a formação e incorporação de novos servidores públicos, o governador Clécio Luís celebrou nesta sexta-feira, 8, a formatura dos 129 alunos concluintes do Curso de Formação de Soldados (CFSD) do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP).
"É um momento de realização, inclusive pessoal, por ser o governador que mais fez chamamentos de concursados, especialmente de segurança pública. São mais bombeiros militares que colocamos à disposição para proteger a sociedade, com isso a gente prepara o Amapá para esse novo momento da economia, com instruções atualizadas, quartéis, viaturas e equipamentos novos. Está é a melhor turma já formada nesta corporação e isso mostra que estamos vivendo uma nova fase do Corpo de Bombeiros do Amapá", afirmou o governador Clécio Luís.
Com a chegada de novos bombeiros, corporação amapaense se renova em quase 40%
Esta é a segunda turma do concurso de 2022 convocada pela gestão e que inicia a carreira militar, totalizando 378 novos bombeiros integrados ao quadro do CBM-AP, gerando a renovação de quase 40% da tropa. Eram 988 bombeiros em 2022, e, com as formações, agora são 1.366 militares no CBM-AP. A Secretaria de Estado da Administração (Sead) tem feito as convocações para levar a 3ª turma ao CFSD, com previsão de 200 alunos.
Durante o curso, realizado de fevereiro até quarta-feira, 6, com uma carga horária total de 1.165 horas-aula, os alunos receberam capacitação teórica e prática para atuarem em ações de prevenção e resposta a emergências, resgates e salvamentos, além de atividades operacionais de combate a incêndios.
Governador Clécio Luís celebrou com os 129 novos soldados e familiares a conclusão do curso
Soldado Lúcio Rocha, orador da turma
"Nossa eterna gratidão ao governador Clécio Luís. O compromisso com a valorização e a preparação dos profissionais da segurança pública refletem o cuidado com a proteção e o bem-estar da população amapaense. Somos a primeira turma a se formar no prédio da Academia Bombeiro Militar. Cada aprendizado será refletido em nosso compromisso de servir e proteger", afirmou o agora soldado Lúcio Rocha, orador da turma.
Soldado Henrique Aguiar, o '01' do curso de formação, recebeu a inédita Medalha de Mérito Intelectual
A formatura, realizada no Sambódromo de Macapá, foi repleta de momentos emocionantes e de gratidão. Foram entregues, de forma inédita, aos três primeiros colocados do curso, as Medalhas de Mérito Intelectual, instituída pelo governador Clécio Luís no mês de julho. A medalha reconhece o mérito, o esforço e a superação durante o curso.
"É com muita gratidão que recebo a divisa e também esta medalha, que lutamos muito para conquistar. Muita felicidade e sentimento de realização que eu e meus colegas temos de poder chegar até aqui", agradeceu o soldado Henrique Aguiar, o "01" do curso, agraciado com o grau ouro.
Os novos bombeiros fortalecem a estrutura da Segurança Pública e ampliam a capacidade de resposta do Estado em situações de risco. A medida também injeta renda na economia, movimentando comércio e serviços, e integra duas prioridades da gestão: segurança e desenvolvimento econômico.
Formatura marca fim do Curso de Formação de Soldados do CBM-AP
Comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Pelsondré Martins, e o governador Clécio Luís
Formação dos 129 novos bombeiros prepara corporação para nova fase do desenvolvimento do Amapá
Governador Clécio Luís se comprometeu e chamou aprovados no concurso que agora passam a integrar o Corpo de Bombeiros Militar do Amapá