O governador Clécio Luís anunciou, nesta sexta-feira (1º), a realização de um show de réveillon na Fortaleza de São José, em Macapá. A apresentação, que contará com atrações nacionais, será realizada no dia 31 de dezembro.
A decisão do governo do Amapá ocorre seis meses após o Ministério Público Federal (MPF) recomendar que a Prefeitura de Macapá reconsiderasse o local de realização de shows nacionais, que ocorreriam em frente ao Mercado Central, alcançando a área de entorno da Fortaleza de São José.
Na época, o Iphan, órgão responsável pela preservação do patrimônio histórico, alegou que o objetivo era assegurar a preservação da Fortaleza de São José. Na reunião com o poder público ficou demonstrado que o local não era seguro para a realização de eventos de grande porte, tampouco oferecia estrutura capaz de preservar a integridade do patrimônio. A prefeitura acatou a recomendação e mudou o local do evento.
No entanto, Clécio Luís, cunhado do diretor do Iphan no Amapá, Michel Flores, decidiu realizar o show na Fortaleza de São José.
A secretária de Estado da Cultura, Clícia Di Miceli, afirmou que já solicitou todas as autorizações necessárias para a realização do evento. "Até o início da programação teremos todas as autorizações", previu.
No entanto, a decisão tem gerado questionamentos. O principal é: porque o governo pode e a prefeitura não. Além disso, a população quer transparência e saber como será gasto o dinheiro público no Réveillon, bem como o valor que será pago às atrações nacionais.
Sobre esse assunto, até o momento, o governo do Amapá não divulgou informações sobre o valor do investimento no evento ou sobre o valor pago aos artistas.