Esporte e Turismo

1º Circuito Amapaense de Handebol de Praia promove o turismo esportivo às margens do Rio Amazonas

1º Circuito Amapaense de Handebol de Praia promove o turismo esportivo às margens do Rio Amazonas Cras eget sem nec dui volutpat ultrices.

Torneio realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur) reúne atletas da região e da Guiana Francesa.

Com apoio do Governo do Estado, o 1º Circuito Amapaense de Handebol de Praia de 2025, está sendo disputado na Arena Futuro Beach, às margens do Rio Amazonas, no bairro Fazendinha, em Macapá. O evento marca um momento significativo para o esporte e destaca o potencial do estado para o turismo esportivo.

A competição reúne atletas de diversas regiões, além de internacionais como da Guiana Francesa, promovendo o handebol de praia como modalidade em ascensão no Amapá. Além de incentivar a prática esportiva, o circuito movimenta a economia local, atraindo turistas, torcedores e famílias para o espaço da Arena que combina esportes, lazer e a beleza natural da orla amapaense.

“Esse evento é mais do que uma competição, é uma vitrine para as belezas naturais e culturais do nosso estado. O handebol de praia, realizado em um espaço tão emblemático como a Fazendinha, coloca o Amapá no mapa do turismo esportivo. Queremos que os visitantes saiam daqui não apenas com boas memórias do esporte, mas também com o desejo de retornar para conhecer mais do que temos a oferecer”, afirmou a secretária de Turismo, Syntia Lamarão.

Competição une esporte e turismo, atraindo pessoas de várias idades e de outras localidadesCompetição une esporte e turismo, atraindo pessoas de várias idades e de outras localidades

Entre os participantes está a professora de Educação Física, Victoria Guedes, de 26 anos, que destacou a emoção de competir no torneio e a importância de promover o handebol de praia no Amapá. 

“Participar deste evento é uma experiência única. Ver o handebol de praia ganhando espaço no nosso estado é algo que nos motiva a continuar. É um esporte que, além de ser inclusivo, tem grande potencial para envolver a comunidade e atrair novos talentos. Precisamos difundir ainda mais o 'handebeach' para que ele se torne parte da nossa cultura esportiva", destacou Victoria.

Professora de Educação Física, Victoria Guedes celebra o espaço que a modalidade vem ganhando no estadoProfessora de Educação Física, Victoria Guedes celebra o espaço que a modalidade vem ganhando no estado

O professor de Educação Física, Amauri Abreu, de 48 anos, fundador da AV14, uma iniciativa esportiva da Zona Norte de Macapá, é um entusiasta da modalidade que se dedica ao handebol de praia, ele compartilhou a satisfação em participar do circuito e destacou o impacto da modalidade.

 “O handebol de praia é mais do que um esporte, é uma ferramenta de transformação social. Através da AV14, conseguimos envolver jovens em atividades que promovem saúde, disciplina e integração. Ver o handebeach crescer no Amapá é um sonho que está se tornando realidade,” afirmou o professor.

Amauri Abreu, técnico do AV14, projeto da modalidade na Zona Norte de MacapáAmauri Abreu, técnico do AV14, projeto da modalidade na Zona Norte de Macapá

Handebol de areia 

Ao contrário do handebol em quadra, o handebol de praia é um esporte sem contato, na qual cada período tem a sua contagem separada de gols. O vencedor de um tempo soma um ponto. Partidas empatadas são decididas por uma disputa de arremessos ao gol, quando o jogador enfrenta o goleiro um a um, como no futebol.

O que achou desta notícia?