Direito do Consumidor

Procon Amapá registra aumento de 38,7% nos atendimentos em 2024

Procon Amapá registra aumento de 38,7% nos atendimentos em 2024 Cras eget sem nec dui volutpat ultrices.

Atividades educativas e fiscalizatórias alcançaram 1.330 empreendimentos em 10 municípios do Amapá.

Por Thiago Mira

O Instituto de Defesa do Consumidor no Amapá (Procon-AP) apresenta o balanço das atividades no ano de 2024. Entre denúncias, reclamações, fiscalizações e outros serviços, o órgão registrou 6.158 atendimentos realizados, um aumento de 38,7% em relação a 2023.

De janeiro a dezembro, no setor de fiscalização foram apuradas 210 denúncias, além de 50 operações que alcançaram 1.330 empreendimentos no estado, representando um aumento de 10,8%. Durante as atividades, 7 apreensões foram realizadas, a maioria relacionadas a produtos fora do prazo de validade. 

Ação educativa de final de ano para fornecedoresAção educativa de final de ano para fornecedoresO instituto também promoveu diversas ações educativas ao longo do ano, com palestras e atendimentos itinerantes, levando orientações a respeito dos direitos dos consumidores e também sobre deveres dos fornecedores. O resultado das atividades reflete na queda no número de notificações, que apresentou redução de 14,4%.

Em 2024, o Procon atuou nos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Oiapoque, Itaubal, Serra do Navio, Pedra Branca do Amapari e Cutias. 

Presidente Matheus Pinto entre as chefes dos setores de Fiscalização, Lana Silva, e de Atendimento e Cartório, Adrini FrançaPresidente Matheus Pinto entre as chefes dos setores de Fiscalização, Lana Silva, e de Atendimento e Cartório, Adrini França“Acreditamos que a educação é o caminho positivo para alcançarmos o equilíbrio nas relações de consumo, por isso, o Procon-AP se propôs em levar a informação tanto para os consumidores quanto para os fornecedores, nesse processo, é essencial que todos os envolvidos saibam exatamente qual o seu papel na relação consumerista. Vamos continuar atuante em 2025, tanto na parte educativa quanto na atividade fiscalizatória e sempre à disposição dos consumidores amapaenses”, afirma o diretor-presidente do Procon-AP, Matheus Pinto.

O que achou desta notícia?